Olá! Você considera-se uma pessoa com Fluência Tecnológica ? vejamos : Usar diariamente as redes sociais te torna uma pessoa com domínio tecnológico ? Nem tanto.
E escrever um blog? Já é um avanço ? Para você ter certeza leia o artigo do laboratorio tecnológico de Portugal .
O que significa ser tecnologicamente fluente?
Consideremos a analogia com a aprendizagem de uma língua estrangeira. Imaginese
alguém que aprendeu algumas frases para conseguir ler menus em restaurantes e
perguntar o caminho a alguém. Será que o consideraríamos fluente nessa língua?
Certamente que não. Este tipo de conhecimento feito de “frases de livro” é equivalente à
forma como a maioria das pessoas utiliza hoje os computadores. Será que esse
conhecimento é útil? Sim. Mas não é fluência.
Para se ser realmente fluente numa língua estrangeira, tem de se ser capaz de
articular/pronunciar de forma clara uma ideia complexa ou contar uma história envolvente –ou seja, tem de se ser capaz de “fazer coisas” com essa língua.
- Utilizar aspectos básicos do sistema operativo
- Utilizar programas de aplicação usual (processador de texto, editor de
- Procurar/encontrar/avaliar informação na Internet
- Aprender novas funções de um programa quando necessário
- Aprender novos programas e ferramentas
- Sentir-se confortável e confiante na aprendizagem de novos
- Utilizar num projecto múltiplos programas e ferramentas
- Adaptar programas consoante as próprias necessidades
- Utilizar uma função ou um programa de formas não-óbvias
- Criar imagens, animações, canções, vídeos, construções robóticas, ...
- Rever/modificar as suas criações
- Identificar/corrigir erros (debugging) quando algo está mal nas suas criações
- Compreender tudo o que é possível criar com uma dada ferramenta
- Modificar e ampliar as suas criações (e as suas ideias) iterativamente
- Escrever programas de computador para criar projectos mais
- Criar, ao longo do tempo, artefactos cada vez mais complexos e mais ricos
• Capacidade para criar coisas baseadas nas suas próprias ideias
- Gerar/produzir ideias para o que se deseja criar
- Desenvolver um projecto desde a ideia inspiradora até à conclusão do
- Escolher o utensílio/programa apropriado para o que se deseja criar
- Ao longo do tempo, incorporar cada vez mais ideias/intuições pessoais nas
• Capacidade de utilizar a tecnologia para contribuir para a comunidade
envolvente
- Partilhar ideias e projectos com outros na comunidade
- Colaborar em projectos com outros na comunidade
- Modificar e ampliar projectos criados por outros na comunidade
- Ajudar outros a aprender novos aspectos, funções, programas e ideias
- Criar coisas que sejam significativas para a comunidade envolvente
• Compreender conceitos relacionados com actividades tecnológicas.
Alguns exemplos:
- Compreender o conceito de “perspectiva” no processo de criação de
imagens
- Compreender os conceitos de sensing e de feedback
em projectos de robótica
- Compreender os conceitos de matemática necessários para coordenar
objectos animados
- Compreender conceitos de programação: variáveis, condições,...
- Utilizar estes conceitos noutros contextos e situações
- Utilizar uma abordagem sistemática/científica na concepção (design) e
resolução de problemas
Créditos:
Tradução: Teresa Martinho Marques
Azeitão, Setúbal, Portugal
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