domingo, 21 de julho de 2013

Fluência Tecnológica


Olá! Você considera-se uma pessoa com Fluência Tecnológica ? vejamos : Usar diariamente as redes sociais te torna  uma pessoa com domínio tecnológico ? Nem tanto.
E escrever um blog? Já é um avanço ? Para você ter certeza leia o artigo do laboratorio tecnológico de Portugal .


O que significa ser tecnologicamente fluente?

Consideremos a analogia com a aprendizagem de uma língua estrangeira. Imaginese
alguém que aprendeu algumas frases para conseguir ler menus em restaurantes e
perguntar o caminho a alguém. Será que o consideraríamos fluente nessa língua?
Certamente que não. Este tipo de conhecimento feito de “frases de livro” é equivalente à
forma como a maioria das pessoas utiliza hoje os computadores. Será que esse
conhecimento é útil? Sim. Mas não é fluência.
Para se ser realmente fluente numa língua estrangeira, tem de se ser capaz de
articular/pronunciar de forma clara uma ideia complexa ou contar uma história envolvente –ou seja, tem de se ser capaz de “fazer coisas” com essa língua.
Capacidade para utilizar o computador
  •  Utilizar aspectos básicos do sistema operativo
  •  Utilizar programas de aplicação usual (processador de texto, editor de
imagem,...)
  • Procurar/encontrar/avaliar informação na Internet
Capacidade para aprender novas formas de utilizar o computador
  •  Aprender novas funções de um programa quando necessário
  • Aprender novos programas e ferramentas
  •  Sentir-se confortável e confiante na aprendizagem de novos
programas/funções
  •  Utilizar num projecto múltiplos programas e ferramentas
  •  Adaptar programas consoante as próprias necessidades
  • Utilizar uma função ou um programa de formas não-óbvias
Capacidade para criar coisas com o computador
  •  Criar imagens, animações, canções, vídeos, construções robóticas, ...
  •  Rever/modificar as suas criações
  •  Identificar/corrigir erros (debugging) quando algo está mal nas suas criações
  •  Compreender tudo o que é possível criar com uma dada ferramenta
  •  Modificar e ampliar as suas criações (e as suas ideias) iterativamente
  • Escrever programas de computador para criar projectos mais
expressivos/significativos
  •  Criar, ao longo do tempo, artefactos cada vez mais complexos e mais ricos
em interactividade

Capacidade para criar coisas baseadas nas suas próprias ideias
  • Gerar/produzir ideias para o que se deseja criar
  •  Desenvolver um projecto desde a ideia inspiradora até à conclusão do
trabalho
  •  Escolher o utensílio/programa apropriado para o que se deseja criar
  • Ao longo do tempo, incorporar cada vez mais ideias/intuições pessoais nas
suas criações

• Capacidade de utilizar a tecnologia para contribuir para a comunidade
envolvente
  • Partilhar ideias e projectos com outros na comunidade
  •  Colaborar em projectos com outros na comunidade
  •  Modificar e ampliar projectos criados por outros na comunidade
  • Ajudar outros a aprender novos aspectos, funções, programas e ideias
  • Criar coisas que sejam significativas para a comunidade envolvente

• Compreender conceitos relacionados com actividades tecnológicas.

   Alguns exemplos:

       - Compreender o conceito de “perspectiva” no processo de criação de
imagens
      - Compreender os conceitos de sensing e de feedback
em projectos de robótica
      - Compreender os conceitos de matemática necessários para coordenar
objectos animados
     - Compreender conceitos de programação: variáveis, condições,...
     - Utilizar estes conceitos noutros contextos e situações
     - Utilizar uma abordagem sistemática/científica na concepção (design) e
resolução de problemas


                                                  Créditos:
                                                 Tradução: Teresa Martinho Marques
                                                  Azeitão, Setúbal, Portugal

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