sexta-feira, 19 de julho de 2013

Software Educacional Livre






Olá! Você conhece os software educacionais ? É a mais nova ferramenta para o aprendizado e a criação colaborativa . Sua interface é de fácil entendimento . E possibilitando  participar de fóruns , chat ,  receber notificações do andamento dos conteúdo .Os cursos à distâncias utilizam essas plataformas como algumas escolas estaduais de ensino médio e fundamental.
 Encontrei um artigo  do grupo de pesquisa da UFSM e posto aqui para vocês alguns conceitos e reflexões interessantes das possibilidades do aprendizado em rede.
O artigo completo esta disponível no site ,



O Moodle é um software educacional livre para Internet, e vem se configurando uma alternativa às soluções comerciais de ensino-aprendizagem tanto a distância quanto presencial. Atualmente, é a plataforma mais utilizada dentre os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA). Uma de suas principais características é aprender em colaboração. Por isso sua utilização, quando associada a propostas pedagógicas centradas no diálogo-problematizador, com atividades de estudo organizadas em ferramentas de produção colaborativa, favorece a abertura e a reflexão crítica, fundamental para desenvolvimento profissional e construção da autonomia.

Neste contexto, o moodle traz a ferramenta de atividade wiki, com possibilidade de produzir conteúdos escolares hipermídia, em rede e colaborativamente. A ferramenta de atividade wiki do Moodle permite a estudantes e professores editar conteúdos de forma rápida e on-line (wiki-wiki, significa rápido em língua havaina). É um recurso assíncrono colaborativo que possibilita a construção de hipertextos (BRANDÃO, 2007).

Assim, a ferramenta wiki incorporada no Moodle, permite produção, publicação, edição e reedição compartilhada e revisão de documentos hipertextual, exigindo dos participantes um navegador web, com acesso ao servidor do próprio ambiente (Moodle). Isso, não requer software adicional instalado, nem acesso a outros servidores. O Moodle que trabalhamos atualmente nos cursos presenciais e a distância, na UFSM, traz um módulo wiki no pacote padrão - versão ErfurtWiki- dispondo de apenas quatro abas de recursos que são: Editar, Visualizar, Link e Histórico. Portanto, não dispondo de opções relacionadas ao processo de avaliação das atividades de produção colaborativa mediadas tecnologicamente por ele. Por considerarmos a avaliação indispensável nas atividades escolares, visamos a substituição pela versão DFwiki, com mais recursos de edição, monitoramento, comunicação e, principalmente avaliação, incorporados.

O wiki do moodle permite que os participantes de um curso trabalhem juntos, acrescentando ou alterando seu conteúdo, com uma construção colaborativa, caracterizando um trabalho em equipe pelos estudantes."
                          
Na atualidade precisamos, pelo menos, ampliar o modo comunicativo para que os estudantes possam ter ações ativas e concretas. Assim, suas contribuições poderão gerar conhecimentos como bens públicos, e estaremos transformando o trabalho escolar atual, hegemonicamente marcado pela passividade discente num processo mais ativo e participativo. Referencias ABEGG, I.; DE BASTOS, F. da P.; MÜLLER, F. M.; FRANCO, S. R. K. Aprendizagem Colaborativa

                 Artigo :

Fluência Tecnológica e Produção Escolar Colaborativa Mediada pelo Wiki do Moodle
CARLINE GASS PARÓDIA 1
ILSE ABEGG 2
FABIO DA PURIFICACAO DE BASTOS 3
ANNA HELENA SILVEIRA SONEGO 3








Nenhum comentário:

Postar um comentário